As crianças
da atualidade, antes de chegarem à escola, já passaram por processos de
educação importantes: pelo familiar e pela mídia eletrônica, principalmente
pela televisão. Aprendem a informar-se
conhecer os outros, o mundo, a si mesmo, a fantasiar, vendo e ouvindo. Os
jovens por sua vez são fascinados pela tecnologia.
A relação com a mídia eletrônica é prazerosa,
ninguém obriga, é feita através da sedução. Na escola tudo é diferente, aí começam
as implicações, pois há divergências de pensamento e ações com a escola, pois
ela começa a ser um desmancha prazeres, tudo o que eles adoram a escola
detesta. Os jovens não sabem usar o limite, querem usar o celular, o tempo
todo, além de não saberem usar a internet para adquirirem conhecimentos, usam
somente para o entretenimento.
A educação
escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os
seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações.
É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos
das tecnologias, que facilitem a evolução das pessoas.