sexta-feira, 16 de julho de 2010

Conhecendo uma experiência

Após visualizar o plano de aula que destaca a adição de frações, gostei muito da sugestão de introduzir retomando o conceito de frações, como se lê as denominações (numeradores e denominadores), levando os alunos ao laboratório de informática, e, também da maneira de transmitir o assunto dando ao aluno a opção de adicionar frações por meio da equivalência, tendo em vista que já faço desta maneira.

Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor

Atualmente vivemos num mundo totalmente tecnológico. As tecnologias estão presentes nos mais diversos lugares imagináveis e possíveis, e, não poderia esta fora do meio educacional. Com esta explosão tecnológica a escola deve preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
O aumento do conhecimento obriga o professor a aprender a trabalhar com os avanços tecnológicos, que sem dúvida tem um papel cada vez mais importante na transmissão dos conhecimentos para os alunos. O educador é essencial na construção de consciências que venham superar as divisões de conceitos e contradições que nosso sistema criou.
Para tanto, devemos modificar constantemente nossa prática pedagógica assumindo o papel de facilitador na construção do conhecimento e não um mero transmissor de conhecimentos.

“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento...” (Dowbor, L., 2001)

Minha reflexão - Tecnologias na Educação

Através da própria tecnologia, sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real.
Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio. Sabendo que nossos discentes estão em constante contato com os avanços tecnológicos, temos que ter o mínimo domínio das tecnologias para podermos auxiliá-los na escolha da informação certa para sua formação.
A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, de intercâmbios pessoais, tanto para perto, como de quem está longe. Estamos lidando com uma nova cultura, a cultura virtual e digital, estamos vivendo o impacto das comunidades virtuais, atualmente tem crescido o uso de tecnologia na educação, possibilitando multiplicar o acesso ao conhecimento.

Quem sou como professor e aprendiz?

Pegando aqueles pontos para reflexão como apoio, acredito que, ambos, professor e aluno possuem informações instigantes a serem descobertas e que devem ser aproveitadas no processo de ensino-aprendizagem.
A curiosidade estimula a imaginação e conduz a mente àquela idéia fixa de descobrir o que ainda se encontra no estado de desconhecido e que tanto atrai a atenção e o interesse. Levando por este lado procuro sempre apontar um caminho, permitindo que o aluno utilize sua curiosidade em seus estudos, desvendando aquilo que precisa ser esclarecido.
No apontamento desse caminho eu procuro deixá-los livres para criar e recriar situações-problema na área em qual atuo que é a disciplina de Matemática. Adotando este procedimento dou poderes para que os alunos utilizem as informações que lhes são difundidas nesse mundo globalizado.
E, deixando-os agirem por si na escolha da informação certa dentre as múltiplas informações que recebem diariamente, acabo por acatar e ouvir suas idéias, pois, tenho plena convicção que é nesse momento da interação que aprendo com os alunos, e, em muitos momentos ficamos receosos em aceitar mudanças, mas sei que saber adaptar-se às diferentes mudanças, novas práticas, conquistar novos horizontes, me levam a um amadurecimento enquanto educador.

Criando um portfólio em hipertexto, hiper-portfólio.

Eu Antonio Sandro como todos, sou um Professor Aprendiz. E fiz minha própria reflexão, dando continuidade à reflexão sobre Educação e Tecnologia, assistir a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor que fala muito bem sobre o assunto. Logo após conheci e analisei uma nova experiência que falava sobre como ensinar frações. Iniciando a segunda etapa que trata da Unidade II, fiz um estudo sobre: O que é um hipertexto, naveguei e estudei sobre o mesmo em várias páginas na internet inclusive wikipedia, ao final de todas as tarefas tudo é postado no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-proinfo.

Apresentação

Oi, sou o Professor Antonio Sandro Silva de Medeiros, Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Acre –UFAC, trabalho atualmente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e EJA, Instituto Odilon Pratagi – IOP, e, com relação ao curso espero que o mesmo venha a contribuir em minha prática na sala de aula.