Após visualizar o plano de aula que destaca a adição de frações, gostei muito da sugestão de introduzir retomando o conceito de frações, como se lê as denominações (numeradores e denominadores), levando os alunos ao laboratório de informática, e, também da maneira de transmitir o assunto dando ao aluno a opção de adicionar frações por meio da equivalência, tendo em vista que já faço desta maneira.
Destinado a quem gosta de Matemática e também a quem não gosta, e, dedico também aos meus atuais e exs alunos. Aqui você poderá ler e se informar sobre Matemática, divirtam-se. E deixem comentários ou tire suas dúvidas no chat.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Atualmente vivemos num mundo totalmente tecnológico. As tecnologias estão presentes nos mais diversos lugares imagináveis e possíveis, e, não poderia esta fora do meio educacional. Com esta explosão tecnológica a escola deve preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
O aumento do conhecimento obriga o professor a aprender a trabalhar com os avanços tecnológicos, que sem dúvida tem um papel cada vez mais importante na transmissão dos conhecimentos para os alunos. O educador é essencial na construção de consciências que venham superar as divisões de conceitos e contradições que nosso sistema criou.
Para tanto, devemos modificar constantemente nossa prática pedagógica assumindo o papel de facilitador na construção do conhecimento e não um mero transmissor de conhecimentos.
“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento...” (Dowbor, L., 2001)
O aumento do conhecimento obriga o professor a aprender a trabalhar com os avanços tecnológicos, que sem dúvida tem um papel cada vez mais importante na transmissão dos conhecimentos para os alunos. O educador é essencial na construção de consciências que venham superar as divisões de conceitos e contradições que nosso sistema criou.
Para tanto, devemos modificar constantemente nossa prática pedagógica assumindo o papel de facilitador na construção do conhecimento e não um mero transmissor de conhecimentos.
“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento...” (Dowbor, L., 2001)
Minha reflexão - Tecnologias na Educação
Através da própria tecnologia, sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real.
Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio. Sabendo que nossos discentes estão em constante contato com os avanços tecnológicos, temos que ter o mínimo domínio das tecnologias para podermos auxiliá-los na escolha da informação certa para sua formação.
A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, de intercâmbios pessoais, tanto para perto, como de quem está longe. Estamos lidando com uma nova cultura, a cultura virtual e digital, estamos vivendo o impacto das comunidades virtuais, atualmente tem crescido o uso de tecnologia na educação, possibilitando multiplicar o acesso ao conhecimento.
Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio. Sabendo que nossos discentes estão em constante contato com os avanços tecnológicos, temos que ter o mínimo domínio das tecnologias para podermos auxiliá-los na escolha da informação certa para sua formação.
A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, de intercâmbios pessoais, tanto para perto, como de quem está longe. Estamos lidando com uma nova cultura, a cultura virtual e digital, estamos vivendo o impacto das comunidades virtuais, atualmente tem crescido o uso de tecnologia na educação, possibilitando multiplicar o acesso ao conhecimento.
Quem sou como professor e aprendiz?
Pegando aqueles pontos para reflexão como apoio, acredito que, ambos, professor e aluno possuem informações instigantes a serem descobertas e que devem ser aproveitadas no processo de ensino-aprendizagem.
A curiosidade estimula a imaginação e conduz a mente àquela idéia fixa de descobrir o que ainda se encontra no estado de desconhecido e que tanto atrai a atenção e o interesse. Levando por este lado procuro sempre apontar um caminho, permitindo que o aluno utilize sua curiosidade em seus estudos, desvendando aquilo que precisa ser esclarecido.
No apontamento desse caminho eu procuro deixá-los livres para criar e recriar situações-problema na área em qual atuo que é a disciplina de Matemática. Adotando este procedimento dou poderes para que os alunos utilizem as informações que lhes são difundidas nesse mundo globalizado.
E, deixando-os agirem por si na escolha da informação certa dentre as múltiplas informações que recebem diariamente, acabo por acatar e ouvir suas idéias, pois, tenho plena convicção que é nesse momento da interação que aprendo com os alunos, e, em muitos momentos ficamos receosos em aceitar mudanças, mas sei que saber adaptar-se às diferentes mudanças, novas práticas, conquistar novos horizontes, me levam a um amadurecimento enquanto educador.
A curiosidade estimula a imaginação e conduz a mente àquela idéia fixa de descobrir o que ainda se encontra no estado de desconhecido e que tanto atrai a atenção e o interesse. Levando por este lado procuro sempre apontar um caminho, permitindo que o aluno utilize sua curiosidade em seus estudos, desvendando aquilo que precisa ser esclarecido.
No apontamento desse caminho eu procuro deixá-los livres para criar e recriar situações-problema na área em qual atuo que é a disciplina de Matemática. Adotando este procedimento dou poderes para que os alunos utilizem as informações que lhes são difundidas nesse mundo globalizado.
E, deixando-os agirem por si na escolha da informação certa dentre as múltiplas informações que recebem diariamente, acabo por acatar e ouvir suas idéias, pois, tenho plena convicção que é nesse momento da interação que aprendo com os alunos, e, em muitos momentos ficamos receosos em aceitar mudanças, mas sei que saber adaptar-se às diferentes mudanças, novas práticas, conquistar novos horizontes, me levam a um amadurecimento enquanto educador.
Criando um portfólio em hipertexto, hiper-portfólio.
Eu Antonio Sandro como todos, sou um Professor Aprendiz. E fiz minha própria reflexão, dando continuidade à reflexão sobre Educação e Tecnologia, assistir a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor que fala muito bem sobre o assunto. Logo após conheci e analisei uma nova experiência que falava sobre como ensinar frações. Iniciando a segunda etapa que trata da Unidade II, fiz um estudo sobre: O que é um hipertexto, naveguei e estudei sobre o mesmo em várias páginas na internet inclusive wikipedia, ao final de todas as tarefas tudo é postado no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-proinfo.
Apresentação
Oi, sou o Professor Antonio Sandro Silva de Medeiros, Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Acre –UFAC, trabalho atualmente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e EJA, Instituto Odilon Pratagi – IOP, e, com relação ao curso espero que o mesmo venha a contribuir em minha prática na sala de aula.
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