Destinado a quem gosta de Matemática e também a quem não gosta, e, dedico também aos meus atuais e exs alunos. Aqui você poderá ler e se informar sobre Matemática, divirtam-se. E deixem comentários ou tire suas dúvidas no chat.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Conhecendo uma experiência
Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Atualmente vivemos num mundo totalmente tecnológico. As tecnologias estão presentes nos mais diversos lugares imagináveis e possíveis, e, não poderia esta fora do meio educacional. Com esta explosão tecnológica a escola deve preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
O aumento do conhecimento obriga o professor a aprender a trabalhar com os avanços tecnológicos, que sem dúvida tem um papel cada vez mais importante na transmissão dos conhecimentos para os alunos. O educador é essencial na construção de consciências que venham superar as divisões de conceitos e contradições que nosso sistema criou.
Para tanto, devemos modificar constantemente nossa prática pedagógica assumindo o papel de facilitador na construção do conhecimento e não um mero transmissor de conhecimentos.
“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento...” (Dowbor, L., 2001)
O aumento do conhecimento obriga o professor a aprender a trabalhar com os avanços tecnológicos, que sem dúvida tem um papel cada vez mais importante na transmissão dos conhecimentos para os alunos. O educador é essencial na construção de consciências que venham superar as divisões de conceitos e contradições que nosso sistema criou.
Para tanto, devemos modificar constantemente nossa prática pedagógica assumindo o papel de facilitador na construção do conhecimento e não um mero transmissor de conhecimentos.
“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento...” (Dowbor, L., 2001)
Minha reflexão - Tecnologias na Educação

Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio. Sabendo que nossos discentes estão em constante contato com os avanços tecnológicos, temos que ter o mínimo domínio das tecnologias para podermos auxiliá-los na escolha da informação certa para sua formação.
A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, de intercâmbios pessoais, tanto para perto, como de quem está longe. Estamos lidando com uma nova cultura, a cultura virtual e digital, estamos vivendo o impacto das comunidades virtuais, atualmente tem crescido o uso de tecnologia na educação, possibilitando multiplicar o acesso ao conhecimento.
Quem sou como professor e aprendiz?

A curiosidade estimula a imaginação e conduz a mente àquela idéia fixa de descobrir o que ainda se encontra no estado de desconhecido e que tanto atrai a atenção e o interesse. Levando por este lado procuro sempre apontar um caminho, permitindo que o aluno utilize sua curiosidade em seus estudos, desvendando aquilo que precisa ser esclarecido.
No apontamento desse caminho eu procuro deixá-los livres para criar e recriar situações-problema na área em qual atuo que é a disciplina de Matemática. Adotando este procedimento dou poderes para que os alunos utilizem as informações que lhes são difundidas nesse mundo globalizado.
E, deixando-os agirem por si na escolha da informação certa dentre as múltiplas informações que recebem diariamente, acabo por acatar e ouvir suas idéias, pois, tenho plena convicção que é nesse momento da interação que aprendo com os alunos, e, em muitos momentos ficamos receosos em aceitar mudanças, mas sei que saber adaptar-se às diferentes mudanças, novas práticas, conquistar novos horizontes, me levam a um amadurecimento enquanto educador.
Criando um portfólio em hipertexto, hiper-portfólio.

Apresentação

Assinar:
Postagens (Atom)