sexta-feira, 16 de julho de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

Pegando aqueles pontos para reflexão como apoio, acredito que, ambos, professor e aluno possuem informações instigantes a serem descobertas e que devem ser aproveitadas no processo de ensino-aprendizagem.
A curiosidade estimula a imaginação e conduz a mente àquela idéia fixa de descobrir o que ainda se encontra no estado de desconhecido e que tanto atrai a atenção e o interesse. Levando por este lado procuro sempre apontar um caminho, permitindo que o aluno utilize sua curiosidade em seus estudos, desvendando aquilo que precisa ser esclarecido.
No apontamento desse caminho eu procuro deixá-los livres para criar e recriar situações-problema na área em qual atuo que é a disciplina de Matemática. Adotando este procedimento dou poderes para que os alunos utilizem as informações que lhes são difundidas nesse mundo globalizado.
E, deixando-os agirem por si na escolha da informação certa dentre as múltiplas informações que recebem diariamente, acabo por acatar e ouvir suas idéias, pois, tenho plena convicção que é nesse momento da interação que aprendo com os alunos, e, em muitos momentos ficamos receosos em aceitar mudanças, mas sei que saber adaptar-se às diferentes mudanças, novas práticas, conquistar novos horizontes, me levam a um amadurecimento enquanto educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário